Surfe e sustentabilidade: descubra a relação.
Um dos esportes mais ligados à natureza, o surfe também possui um papel fundamental na preservação ambiental e na sustentabilidade. Além de proporcionar incríveis manobras nas praias ao redor do mundo, os surfistas amadores, profissionais, marcas de surfe e entidades do esporte estão cada vez mais envolvidos com ações sustentáveis.
+ Mudanças climáticas: como o mundo está se preparando?
A preservação das praias sempre foi uma prioridade para a imensa maioria dos praticantes do surfe, que enxergam o mar e a areia como uma segunda casa. Por isso, é comum ver grupos de surfistas se mobilizando em mutirões de limpeza das orlas, disseminando o bom exemplo e unindo cada vez mais os praticantes em prol da sustentabilidade.
Em países onde o surfe é bastante popular, como Estados Unidos, Austrália e o próprio Brasil, a comunidade de surfistas profissionais e amadores possui forte representação e atua junto às autoridades e entidades esportivas para combater atos ilegais ou suspeitas de poluição.
+ El Niño de 2023 e suas consequências climáticas
Um bom exemplo desse envolvimento aconteceu na etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe do ano passado, realizada na cidade de Saquarema (RJ). Em parceria com a Liga Mundial de Surfe (WSL), a ONG SOS Mata Atlântica empreendeu diversas ações de engajamento ambiental envolvendo torcedores, turistas e pessoas ligadas ao esporte.
E os profissionais também participaram: os surfistas Caio Ibelli, do Brasil, e Isabella Nichols, da Austrália, lideraram uma ação de plantio e limpeza de praia na Reserva Ambiental da Restinga de Massambaba, onde se localizam os complexos lagunares com dunas e vegetação nativa que sustentam o poder das ondas da Praia de Itaúna, conhecida mundialmente como o “Maracanã do Surfe”.
+ O que os catadores de recicláveis gostariam que você soubesse
Já as marcas e empresas ligadas ao surfe também se mobilizam em torno da sustentabilidade, buscando oferecer pranchas e roupas ecológicas, desenvolvidas com matérias-primas sustentáveis e naturais, que vão desde garrafas pet recicladas à cascas de coco.
Dessa maneira, podemos considerar que surfe e sustentabilidade caminham lado a lado, envolvendo desde o praticante até as grandes marcas e entidades ligadas ao esporte em um compromisso pela preservação da natureza.
+ O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?
Conheça a expedição Voz dos Oceanos
Uma iniciativa para alertar o mundo sobre os riscos da poluição plástica nos mares, a expedição Voz dos Oceanos (Voice of the Oceans, em inglês) é uma das mais importantes plataformas para cientistas, pesquisadores e ONGs realizarem pesquisas e documentar os danos causados pela ação humana nos mares de todo o mundo.
+ Família Schurmann: 39 anos de amor aos oceanos!
A expedição é liderada pela família Schurmann, que possui quase quatro décadas de histórias no mar, sendo a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, no ano de 1994, após uma viagem de 10 anos — feito que foi repetido entre 1997 e 2000, na missão Magalhães Global Adventure, e na Expedição Oriente, realizada entre 2014 e 2016.
A bordo do veleiro Kat, batizado em homenagem à filha do casal Schurmann, que faleceu em 2013, a tripulação se aventura por diversos continentes, diagnosticando o problema e mostrando soluções para a poluição causada pelo plástico. Confira tudo sobre a expedição Voz dos Oceanos no site oficial, que pode ser acessado clicando aqui.
Seja você também a Voz dos Oceanos!
Nos acompanhe nas redes sociais: