Família Schurmann: 39 anos de amor aos oceanos!

Hoje, dia 14 de abril, é a data em que no ano de 1984 a Família Schurmann partia em sua primeira volta ao mundo. O combinado entre Heloisa e Wilfredo Schurmann era de depois de 10 anos aprendendo a navegar, partirem em navegação no aniversário (de também 10 anos) seu filho mais novo na época, David. O plano foi quase perfeito, mas o aniversário de David caiu em uma sexta feria 13, e como bons navegadores, por superstição, a família saiu em navegada no dia 14 de abril daquele ano.

Da esquerda para direita: Wilhelm, Heloisa e David

Para a maioria de nós, férias em família é uma experiência divertida e agradável, mas para a família Schurmann, foi a aventura de uma vida – uma que os mudaria para sempre. Depois de partir de Santa Catarina, a família Schurmann embarcou em uma jornada que duraria décadas. Durante esse tempo, eles circunavegaram o globo por 3 vezes, cruzando mares traiçoeiros e condições climáticas desafiadoras, ao mesmo tempo em que experimentaram novas culturas e conheceram pessoas de todas as esferas da vida.

A viagem deles não foi apenas física; foi também uma jornada emocional e espiritual, que testou os limites da resistência de todos e os aproximou ainda mais como família. Os Schurmanns experimentaram momentos de triunfo e tragédia em sua viagem, enfrentaram tempestades, falhas de equipamento e muitos enjoos. No entanto, eles criaram memórias inesquecíveis, como nadar com golfinhos no meio do oceano e ver um vulcão em erupção de dentro de seu veleiro.

Respectivamente: Wilhelm, Pierre, Heloisa, Kat, Wilfredo e David

Infelizmente, como em qualquer aventura, também houveram momentos de grande tristeza. A família enfrentou a perda devastadora de sua filha mais nova, Kat, que faleceu na tenra idade de 14 anos. Apesar de suas lutas, a família Schurmann continuou navegando com um espírito inabalável que ainda hoje inspira os aventureiros. A jornada deles não foi apenas navegar ao redor do mundo e sim a de encontrar um significado mais profundo para a vida e valorizar cada momento com seus entes queridos.

Hoje, Kat da nome ao veleiro da expedição Voz dos Oceanos e inspira a tripulação em sua nova jornada. Atualmente Wilhelm Schurmann é o capitão do veleiro, e junto da tripulação, composta por sua mãe Heloisa Schurmann, a chef de cozinha Erika, a oceanógrafa Katharina e os cineastas Carmina e Alex, navegam em nome da conscientização e proteção ambiental, no combate ao plástico nos oceanos.

Texto escrito por Yara Oliveira

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn