CIENTÍFICO

A Voz dos Oceanos irá investigar os diferentes níveis de impactos que os oceanos como um todo estão sofrendo. O objetivo é coletar dados científicos usando tecnologias acessíveis alinhadas às análises técnicas de alta qualidade com a finalidade de atualizar as informações sobre as condições dos oceanos.

VOZ DOS OCEANOS + UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Voz dos Oceanos Científica tem como parceira principal a Universidade de São Paulo (USP), que segue reafirmando seu destaque em alguns dos principais rankings mundiais de reputação, entre eles, o World Reputation Ranking, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education, e o Best Global Universities 2022, produzido pela editora norte-americana US News.

Capitaneado pelo Prof. Dr. Alexander Turra, coordenador da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, o Instituto Oceanográfico da USP embarca na Voz dos Oceanos respondendo pelo pilar Científico da iniciativa, que aborda o tema do lixo no mar dentro do conceito da Ciência Cidadã em duas frentes de atuação:

  1. Programa de monitoramento de lixo nas praias com a colaboração da sociedade a partir de um aplicativo de celular para registro e compartilhamento de informações, que serão analisados pelos cientistas parceiros.
  2. Monitoramento de microplásticos em organismos marinhos a partir da análise, feita por pesquisadores da USP em mexilhões e ostras, comprados nos destinos da rota da Voz dos Oceanos.
VOZ DOS OCEANOS + UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO