A importância das baleias para o ecossistema

As baleias são seres incríveis, que impressionam por sua magnitude e beleza — mas você sabia que elas ocupam um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema e da vida marinha? 

Chamadas de “engenheiras do ecossistema” por diversos pesquisadores, as baleias possuem funções vitais no ecossistema marinho e no meio ambiente como um todo. Saiba mais:

+ Dois anos de Voz dos Oceanos!

As baleias armazenam carbono

Uma das funções que fazem as baleias serem tão importantes para o ecossistema é a capacidade de acumular carbono, contribuindo para a redução do aquecimento global.

Quando morrem, seus corpos vão para o fundo do mar, acumulando grandes quantidades de carbono e servindo de habitat e alimento para uma incrível variedade de espécies que vivem apenas nessas carcaças.

Para se ter uma ideia, um estudo divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) mostrou que as baleias são capazes de armazenar 1,7 bilhões de toneladas de carbono por ano. Em base comparativa, o número é significativamente maior do que a quantidade de emissões de carbono do Brasil, por exemplo.

+ Mulheres na linha de frente da proteção dos oceanos

As baleias ajudam no desenvolvimento do fitoplâncton

Como já publicado anteriormente no blog Voz dos Oceanos, o fitoplâncton é um dos pilares da cadeia alimentar e vida marinha, formado por organismos fotossintetizantes e responsável por regular o ciclo carbônico do oceano.

Entre seus diversos papéis ecológicos, as baleias reciclam nutrientes e aumentam a produtividade primária em áreas onde se alimentam, liberando plumas fecais perto da superfície. Dessa maneira, contribuem diretamente para o desenvolvimento do fitoplâncton e, consequentemente, para o equilíbrio dos oceanos.

+ Surfe e sustentabilidade: descubra a relação

Movimentam nutrientes da vida marinha

Durante seu ciclo de vida, as baleias se alimentam no polo sul durante o verão, cujas águas frias são ricas em nutrientes. Já no inverno, sobem para latitudes mais baixas, se aproximando das águas quentes dos trópicos, locais mais pobres em nutrientes. 

Dessa maneira, colaboram com o equilíbrio da cadeia alimentar marinha e com a sobrevivência de inúmeras espécies.

+ Mudanças climáticas: como o mundo está se preparando?

Conheça a expedição Voz dos Oceanos

Uma iniciativa para alertar o planeta sobre os riscos da poluição plástica nos mares, a expedição Voz dos Oceanos (Voice of the Oceans, em inglês) é uma das mais importantes plataformas para cientistas, pesquisadores e ONGs realizarem pesquisas e documentar os danos causados pela ação humana nos mares de todo o mundo.

+ Família Schurmann: 39 anos de amor aos oceanos!

A expedição é liderada pela família Schurmann, que possui quase quatro décadas de histórias no mar, sendo a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, no ano de 1994, após uma viagem de 10 anos —  feito que foi repetido entre 1997 e 2000, na missão Magalhães Global Adventure, e na Expedição Oriente, realizada entre 2014 e 2016.

A bordo do veleiro Kat, batizado em homenagem à filha do casal Schurmann, que faleceu em 2013, a tripulação se aventura por diversos continentes, diagnosticando o problema e mostrando soluções para a poluição causada pelo plástico. Confira tudo sobre a expedição Voz dos Oceanos no site oficial, que pode ser acessado neste link.

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn