Organize uma limpeza de praia nesse verão!
No verão brasileiro, o litoral costuma receber muitos turistas de norte a sul do país, as festas de fim e início de ano, acabam gerando ainda mais lixo nas praias, que já sofrem com os resíduos que chegam ao mar através dos rios. Às vezes parecemos acostumados a tanto lixo na areia depois das comemorações, mas é preciso se conscientizar.
As limpezas de praias, ainda que tirem toneladas de lixo das areias, não é a maneira de maior impacto na diminuição dos resíduos no oceano, porém é a melhor forma de aprender visualmente sobre o problema que é o plástico e outros resíduos não orgânicos.
Ao andar pelas praias com o foco em recolher o lixo, você passa a ficar atento aos resíduos mais comuns, e claro, acaba repensando a sua própria geração de lixo no dia a dia.
Por isso, inspirados pela nossa campanha de verão, fizemos um guia prático baseado no manual da Mares Limpos ” Como organizar uma ação de limpeza de praia“:
1- Reuna um grupo:
Mobilize família, amigos e colegas de trabalho, faça um banner da ação para divulgar nas suas redes sociais e peça para todos compartilharem. Assim você pode alcançar um grande número de pessoas;
2- Local
Escolha um local de fácil acesso, com um ponto de referência chamativo e conhecido. Verifique com os órgão públicos se existe a necessidade de autorização.
3- Planejamento
Defina qual a extenção do espaço que vocês farão limpeza. é interessante ter um cadastro de voluntários.
Haverá distribuição de água ou alimentos? Já pense nos resíduos!
Tenha um kit de primeiro socorros, ou peça ajuda ao corpo de bombeiros local.
4- Realização
Acolha os voluntários e com o grupo reunido faça uma orientação detalhada sobre espaço, horários, tipos de resíduos, ações de segurança, etc.
Separe os voluntários em duplas, para facilitar a coleta.
Após a limpeza, fala a pesagem do material. Se possível separe os resíduos por tipo e faça fotos. Essas imagens têm grande impacto para conscientização!
5- Destino
Antes mesmo de começar a mobilizar, é importante já ter em mente o lugar para onde os resíduos serão destinados. Pordem ser ONGs, cooperativas, projetos educativos, etc.
Para saber mais, acesse o manual “Como Organizar uma limpeza de praia” clicando aqui.
Texto escrito por Yara Oliveira
Seja você também a Voz dos Oceanos!
Nos acompanhe nas redes sociais: