Navegando na Periferia de SP
O Navegando nas Artes é fruto da ONG Vento e Popa, que funcionou no bairro Jardim Gaivotas de 2001 a 2011, ensinando a comunidade a criar seus próprios barcos e navegarem em plena represa Billings, localizada na periferia do Grajaú extremo Sul de São Paulo.
Em complemento a ong, o Navegando nas Artes surge com um objetivo novo, além das práticas de navegação, o grafite é somado a iniciativa. A ideia é usar o poder da arte, com suas velas e paredes grafitadas, para chamar a atenção da comunidade à navegação. Hoje, são 7 artistas que fazem parte do projeto (Jonato Rodrigues, Alexandre Puga,Jerry Batista,Mauro Neri,Monan Caron, Sabrina da Silva e A Loba).
Desde 2016 o Navegando nas Artes promove vivências náuticas e culturais para a comunidade, ocupando 3 territórios da represa e trazendo conscientização sobre o nosso bem natural finito, a água.
Nosso objetivo é garantir integração das crianças com a natureza, de modo a promover a preservação do meio ambiente e a ocupação de espaços públicos.
Velejar na represa trás para as crianças e jovens a oportunidade de navegar entre diferentes comunidades, estando em conjunto com a natureza e o urbano, além da oportunidade de velejar, o aluno também cria consciência local e amplia seus horizontes de vivência.
A iniciativa hoje conta com mais de 35 alunos, que além de contato com a vela e arte, também podem interagir em um espaço com livros, horta urbana e alimentação saudável. Um lugar propício para o desenvolvimento do jovem dentro da comunidade.
Ainda que haja muito amor pela represa que mantém os barcos a vela flutuando, o projeto pode crescer mais, através de infraestrutura de qualidade e quem sabe extrapolar as águas doces da represa, podendo levar os seus velejadores mirins para o mar aberto!
Cada membro dessa iniciativa demosntra carinho, comprometimento e vontade de fazer a diferença. É assim que o projeto se mantém por tanto tempo. Saiba mais pelo site e seguindo o projeto nas redes sociais!
Texto escrito por Yara Oliveira
Seja você também a Voz dos Oceanos!
Nos acompanhe nas redes sociais: