Ela faz vassouras com garrafas pet

Zoila Isabel tem 25 anos, é da Venezuela, mas mora no Brasil há quase 10 anos. Chegou no país por uma oportunidade de emprego do marido, Yair. Eles residiram na Bahia até o patrão de seu esposo oferecer uma vaga em Cruzeiro, São Paulo. Já há 2 anos no estado, 3 filhos e uma renda familiar que não chegava a um salário mínimo, a família começou a sentir dificuldades financeiras, essas dificuldades fizeram o marido de Zoila confrontar seu patrão, desse modo eles conseguiram um espaço para que ele pudesse trabalhar de serralheiro nas horas livres e assim complementar a renda.

Infelizmente não é incomum imigrantes latinos sofrerem esse tipo de golpe no país, propostas de empregos que chegam em um momento de extrema precisão, mas que acabam se tornando uma rotina de trabalho análoga a escravidão, com renda mensal abaixo de um salário mínimo. Nessa realidade, o casal e seus 3 filhos foi obrigado a recomeçar, e é então que surgem as vassouras na vida da família.

Yair continua com as mesmas condições no trabalho, mas hoje a principal renda da família não vem mais daí, e sim das vassouras fabricadas no espaço de terra conquistado por eles. Tudo começa com os vídeos do Gari Ecológico, que inspiraram Zoila a fazer vassouras com garrafas PET.

Hoje, conhecida no seu instagram como Menina das  Vassouras , o projeto tem mais de 100 mil seguidores. A fábrica é mantida por Zoila, seu marido e sua irmã, e já produz 20 vassouras por dia. As garrafas PET são compradas de vizinhos catadores, mais de 250 por dia. E todos têm noção do impacto ambiental e econômico que as vassouras promovem na comunidade.

As garrafas são aproveitadas 100%, ainda que o bico e a base não sejam usados na produção das vassouras, Zoila conseguiu uma parceria com Lixiki que usa essas partes das garrafas para promover aulas didáticas com crianças na cidade de São Paulo.

O maior objetivo de Zoila  no momento, é trazer sua família da Venezuela para o Brasil. Além de longos quatro anos sem poder abraçar sua mãe, devido a crise vivida em seu país de origem, sua família que ainda permanece lá, tem enfrentado muitas dificuldades, incluindo a fome. Além disso, ela tem um irmão mais velho com necessidades especiais, que precisa muito da sua ajuda.

Com total noção de sua responsabiliade ambiental ao trabalhar com recicláveis, a Menina das Vassouras sonha em alugar um espaço maior para sua fábrica, já que hoje trabalha em um galpão com divisórias de bambús, coberto por uma lona simples. Evoluindo sua infraestrutura, eles podem passar de 20 vassouras por dia, para 180!

Com muito foco, bom humor e estudo, o projeto tem ganhado cada vez mais visibilidade nas redes sociais e já vem inspirando muita gente. Um conselho que Zoila dá para quem quer iniciar a fazer suas próprias vassouras e conquistar renda extra, é começar fazendo!

Curtiu o projeto da Menina das  Vassouras ? Então compre aqui

Texto escrito por Yara Oliveira

 

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn