A importância das limpezas de praia

As limpezas de praia têm sido a demonstração prática da preocupação que diversas comunidades em todo mundo têm tido com o problema global que é o plástico e outros resíduos nos oceanos. Esses mutirões são identificados em mais de 191 países! 

Além de combater o lixo no mar de forma direta e prática, as ações de limpeza também promovem mudanças socioculturais e econômicas dentro de sua comunidade. Essas iniciativas influenciam diretamente em reformulação de leis e regulamentos em âmbitos municipais, estaduais e até federais. A busca por soluções de coleta e destino do lixo, acaba por apoiar centros de reciclagem e pode gerar mais uma fonte de renda dentro da comunidade. 

Um exemplo muito bem sucedido de mutirão, aconteceu em 2011 nos Países Baixos e promoveu a limpeza do Rio Meuse, motivados pela ideia de que todo o rio desagua no mar, logo seu lixo também. A iniciativa chamou a atenção de governantes e empresários, se convertendo em algo muito maior. Recentemente, no Rio Meuse foi inaugurado o primeiro parque flutuante de plástico reciclado do mundo, o Recycled Park, com 140 m² e feito com os materiais plásticos encontrados no Rio Meuse. 

No Brasil a primeira ação de limpeza da Campanha Mares Limpos da ONU, ocorreu em 2017, com ações em 18 estados brasileiros, que resultaram na retirada de 24 toneladas de resíduos de rios e praias. E aqui destacam-se além da Voz dos Oceanos, grandes iniciativas como EcoSurf, Route Brasil, Parceiros do Mar e muitos outros projetos.  

Sabemos que a costa brasileira tem mais de sete mil quilômetros e mesmo com projetos de conscientização, além do lixo que vêm do oceano para a praia, os banhistas também continuam descartando seus resíduos na areia. Os mutirões não vão resolver o problema do lixo nas costas por si só, mas já retiraram e reciclaram toneladas de resíduos por onde passaram, gerando renda e conscientizando comunidades.  

Iniciativas como limpezas de praia são o primeiro passo para fazer a mensagem chegar às mais diversas comunidades, mas também tem um histórico de ser uma ótima forma de chamar a atenção do governo e grandes empresas, promovendo assim uma mudança estrutural quanto aos resíduos sólidos despejados no oceano e praias. 

O dia 17 de setembro de 2022 é o Dia Mundial da Limpeza, essa data global marca diversos eventos que acontecerão no sábado, desde limpeza de praias, até rios e ruas. Veja qual a limpeza mais próxima de você e participe! Você pode fazer a diferença! 

Texto escrito por Yara Oliveira 

Fonte:
MARES LIMPOS: UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL. Paula Grechinski1 Silvia, Turra Grechinski 

 

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn