“Oásis” submerso é descoberto no Espírito Santo

O arquipélago mais distante do litoral brasileiro foi palco de uma grande descoberta. Foi na cadeia marinha Vitória-Trindade, no estado do Espírito Santo, que pesquisadores brasileiros descobriram uma formação geográfica única no mundo, batizada de “Colinas Coralinas” por conta de seu formato. A estrutura abriga muitas formas de vida, algumas até mesmo ameaçadas de extinção.

A pesquisa, que levou mais de 10 anos, foi feita por pesquisadores da USP juntamente com a Academia de Ciências da Califórnia. A estrutura descoberta tem mais de 60 metros de altura e abriga as mais diversas espécies de peixes e tubarões, algumas até mesmo ameaçadas de extinção. De acordo com Hudson, um dos pesquisadores, as colinas são formadas, em sua maioria, por algas coralináceas (calcárias).

O isolamento geográfico da região faz com que espécies de outros ambientes busquem abrigo nas colinas, tornando-as refúgio para animais ameaçados de extinção, como o tubarão-lixa, que é 14 vezes mais numeroso no local.

“É uma descoberta muito importante porque mostra que ainda tem muita coisa para ser descoberta nos oceanos. A gente conhece ainda muito pouco do fundo do mar” – Pesquisador colaborador da Ufes e do Centro de Biologia Marinha da USP (CebiMar/USP), Hudson Pinheiro

A descoberta abre a discussão sobre o quanto ainda podemos descobrir nos oceanos, inclusive o potencial que o litoral brasileiro tem a oferecer. Hudson chama a atenção para as dificuldades técnicas que atrasam uma grande descoberta como essa.

“Existem poucas pessoas no Brasil que são treinadas para esse tipo de mergulho, que é um mergulho técnico científico em áreas profundas. Há poucos cientistas que são treinados, e isso acaba atrasando. Conhecemos muito pouco dessas áreas mais profundas”

Por isso, é crucial valorizar a ciência e a divulgação científica do país, permitindo que ainda mais descobertas sejam feitas nos nossos oceanos!

Acompanhe o vídeo da descoberta:

https://globoplay.globo.com/v/12383912/

 

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn