O problema dos balões de festa
Os balões de festa, ou as famosas bexigas, são presenças constantes em celebrações ao redor do mundo, desde aniversários infantis até grandes eventos. Hoje, as tradicionais bexigas assumem diversas formas e são confeccionadas com diferentes materiais, podendo adotar formatos de números, personagens e tudo mais que possamos imaginar.
As bexigas comuns são feitas a partir de látex ou nylon, ambos materiais biodegradáveis, mas que levam de 6 meses a 4 anos para se decompor no ambiente. Apesar de serem recicláveis, esses materiais enfrentam desafios no processo de reciclagem, sendo onerosos, difíceis de coletar ou necessitando de tecnologia e iniciativas para serem reaproveitados em larga escala.
Devido a essa dificuldade de reciclabilidade, também não dispomos de muitas orientações sobre o descarte adequado desse material. Assim, os balões e bexigas acabam em aterros sanitários ou, pior ainda, nas ruas, redes de esgoto e até mesmo nos oceanos, tudo devido ao descarte irregular.
O sofrimento animal
Segundo matéria da Ecycle, a quantidade de balões encontrados em praias e litorais triplicou ao longo da última década. Em 2017, a Aliança dos Grandes Lagos registrou a presença de 3.604 balões no Lago Michigan e 7.196 em todos os Grandes Lagos. Existem hoje balões e bexigas considerados “ecologicamente corretos”, sendo biodegradáveis e desaparecendo mais rapidamente do ambiente. No entanto, mesmo que por pouco tempo, os balões conseguem interferir nos ecossistemas, especialmente na fauna.
O problema dos balões e bexigas é muito semelhante ao das sacolinhas plásticas, podendo ser consumido por diversas espécies, como aves, peixes e mamíferos marinhos. O consumo desse material pode prender o bico das aves, por exemplo, fazendo com que o animal não possa se alimentar. Quando engolido, pode dar uma falsa saciedade aos animais, causando desnutrição e até mesmo levando à morte.
Uma alternativa divertida
A beleza dos balões e bexigas em festas, juntamente com seu preço acessível, faz parecer difícil substituí-los em eventos. No entanto, existem diversas alternativas para decorações baratas, bonitas e divertidas para suas festas e eventos!
Inspirando-se na cultura japonesa, as dobraduras são uma opção versátil de decoração. Do outro lado do mundo, existe a tradição dos Tsurus, essas dobraduras que criam pássaros. Acredita-se que quanto mais Tsurus, mais felicidade para o aniversariante, noivos, entre outros.
Nossa tripulante Heloísa Schurmann costuma usar barquinhos de papéis coloridos em suas decorações de Natal e aniversário. A ideia dela é reunir as pessoas para produzir as dobraduras, e cada barquinho pode receber uma mensagem ou um desenho. Além da beleza, essa abordagem traz uma interação divertida durante a decoração.
Tecidos, flores secas, lousas, pallets e vários outros materiais podem ser substitutos eficazes para os balões. Seja qual for a solução escolhida, é importante ter em mente o impacto que uma simples decoração pode ter no ambiente ao nosso redor!