Voz dos Oceanos Educacional, parceria entre a iniciativa e a Escola Concept
Entre os estados de Santa Catarina e Pará, a tripulação da Voz dos Oceanos conheceu cerca de 50 iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dentro do contexto de urgência da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. A grande maioria liderada por cidadãos que assumiram o papel de agentes transformadores, capazes de reverter o alarmante cenário da invasão plástica que sufoca os oceanos do planeta.
Agora, Heloisa Schurmann, uma das líderes da Voz dos Oceanos, compartilhará com os alunos das três unidades da Escola Concept as experiências vivenciadas junto às entidades que integraram a jornada brasileira, lançando um desafio de design thinking alinhado à educação ambiental. A iniciativa faz parte da parceria entre a Voz dos Oceanos e a Escola Concept, atuante nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, em São Paulo, e em Salvador, na Bahia. No total, mais de 500 alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) devem embarcar nessa jornada educativa, iniciada com uma apresentação exclusiva de Heloisa para que todos compreendessem a missão da expedição.
Ambientados com o todo, os estudantes aguardam a seleção das iniciativas encontradas na costa brasileira para que possam mergulhar nesses cases e pensarem “fora da caixa” para apresentarem propostas criativas, capazes de solucionar eventuais desafios e impulsionar o desenvolvimento e o crescimento das atividades em uma operação sustentável. A parceria está totalmente alinhada com os objetivos da Voz dos Oceanos e a atuação da Escola Concept no Brasil, que conecta inovação com educação para reimaginar o ensino tradicional, trazendo relevância, significado, propósito e intencionalidade a tudo o que faz.
Essa parceria integra o pilar Educação da Voz dos Oceanos, que conta ainda com projetos voltados à rede pública de ensino – no momento, em negociação com potenciais parceiros/investidores para viabilizar sua implantação.
Texto escrito por Yara Oliveira