100% Nacional: Como um pesquisador brasileiro está usando lixo para construir casas!
Nascido em fortaleza no ano de 1980, Ismael Mendes é um pesquisador autodidata desde de 1995 nas áreas de Química Industrial, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, atualmente com 27 anos de experiência nas respectivas áreas destes conhecimentos científicos.
Sua irmã Dra. Mariana Fernandes Mendes é uma cientista Brasileira com carreira internacional, Pesquisadora de pós-doutorado no Laboratoire de Sociologie Urbaine (LaSUR) da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL). E foi ela que inspirou Ismael a entrar na área de pesquisa e tecnologia.
Por não ter recursos para sua pesquisa, em troca de poder usar o espaço de laboratórios das universidades e indústrias para desenvolver seu projeto nos finais de semana, Ismael oferecia como forma de agradecimento, seu trabalho com limpeza e organização do local cedido por seus amigos e parceiros. Com o tempo, os resultados de sua pesquisa começaram a ser reconhecidos por aqueles que contribuíam, e Ismael passou a receber doações de materiais laboratoriais que estavam sendo substituídos por novos, dessa maneira foi conseguindo vidraçaria e equipamentos para montar seu próprio laboratório no qual poderia se empenhar trabalhando de forma ainda mais intensiva.
Assim, sua pesquisa que acabou financiada por meios próprios resultou na descoberta de novas tecnologias que podem mudar o mercado nacional e até mesmo internacional!
Ismael desenvolveu o OMS e o Mult-Sun, tecnologias 100% brasileiras, com origem no Ceará através de seu trabalho. E o que são esses produtos?
Os resultados:
No sistema tradicional de produção industrial de placas processadas, é necessário plantar eucalipto e pinus, esperar o crescimento por 6 ou 8 anos, derrubar essas árvores para a confecção de placas MDF, MDP, OSB, TAPUME.
Com a tecnologia de Ismael, não é preciso derrubar uma única arvore, pois seu produto utiliza os rejeitos agrícolas de celulose para construir qualquer material geométrico para a indústria moveleira e da construção civil, além de utilizar 100% de PET reciclado como componente na produção dessas placas.
Ou seja, esse material pode ser transformado em blocos, telhas pisos, móveis, placas, tábuas, postes de luz e muito mais. Sendo produtos resistentes e de baixo custo.
É assim que o pesquisador autodidata dá um novo significado ao que antes era visto como lixo, se aproveitando desses resíduos que fazem tão mal ao planeta e os transformando em uma solução direta de impacto social!
A OMS Contribui com a diminuição do desmatamento e dá mais um uso para 100% do material de garrafas PET, hoje uma grande ameaça aos oceanos, que normalmente não tem aproveitamento total quando reutilizado.
Conquistando espaços
Ismael foi convidado a apresentar seus produtos para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI , sendo recebido pelo Dr. Eduardo Soriano, que representou o ministro naquele momento.
Teve a oportunidade de apresentar duas Tecnologias de impacto mundial uma com uma TRL 6 e outra Tecnologia com a TRL 7. E foi orientado pelo MCTI a buscar apoio financeiro em editais de tecnologia com fundo não reembolsável como FINEP, EMBRAPII e outros.
E no momento, ele aguarda uma homenagem da assembleia legislativa do estado do Ceará após o período eleitoral para o reconhecimento público do feito científico realizado.
Para explicar como foi ser finalmente reconhecido, nada melhor do que citar o próprio Ismael:
“Ter a oportunidade de apresentar a minha tecnologia ao MCTI foi uma experiência incrível, mas conseguir recursos financeiros não reembolsáveis e reembolsáveis no Brasil ainda é um processo lento, burocrático e extremamente concorrido, desgastante e em muitas vezes não recompensador pois não tem recursos financeiros o suficiente para fechar o círculo […] existem muitos projetos de alto impacto tecnológico no Brasil, que estão pelo meio do caminho[…] inovação não é uma tecnologia que está guardada na gaveta de uma empresa e sim a que está no mercado a disposição da população para poder usufruir de seus benefícios. “
No momento Ismael busca parceria com investidores de visão internacional ou captação de recurso reembolsável de um fundo internacional que aporte em tecnologia inovadora com grande probabilidade de sucesso mundial.
“O melhor projeto tecnológico do mundo, não passa de uma expectativa de um grande negócio se não houver o investimento financeiro necessário para iniciar”
Ismael é a prova de que a ciência e tecnologia nacional não para e dá resultados relevantes que podem mudar o mundo! Ele prevê a geração de empregos com seu produto, além de levar o nome do Brasil muito mais longe em ciência e tecnologia!
Texto escrito por Yara Oliveira