A professora que levou coleta seletiva para uma escola pública!

Itapecerica da Serra é uma cidade da grande São Paulo, faz divisa com a capital, mas tem carinha e estrutura de interior.  Em uma cidade como essa, diversos  processos são diferentes das grandes capitais, e muita coisa depende da iniciativa da própria comunidade.

A escola pública de período integral EE Lucia Akemi Miya, fica num lugar de difícil acesso em Itapecerica, algo comparado à periferia rural da cidade. Essa escola atende a comunidade muito além do bairro, recebendo alunos até mesmo de outras cidades próximas.

O Lucia Akemi atende pré adolescentes de 11, até os adolescentes de 17 anos, ou seja, fundamental 2 e ensino médio.  Por uma luta do diretor, a escola virou PEI, então hoje oferece ensino integral.

Mesmo em um bairro vulnerável, a escola Lucia Akemi tem boa estrutura, acesso a computadores, tablets e tudo mais que os a organização escolar consegue levar para os alunos. A equipe da escola se mostra muito engajada, e é desse engajamento que nasce a nossa história.

A protagonista dessa história é a professora Olga, ela leciona língua portuguesa para os alunos, mas como todos do Lucia, Olga não se abstém apenas a sua matéria. Ela, assim como a instituição que trabalha, acredita em seus alunos, e busca que eles se tornem “protagonistas da própria história”.

É claro que em uma escola tão engajada, a sustentabilidade não poderia ficar de fora. E tudo começa com uma palestra para os alunos, durante uma visita da secretaria do meio ambiente.

A Professora Olga, fala com brilho nos olhos de seus alunos e diz se inspirar muito neles. Durante a palestra, ela conta que os jovens deram um “show de conhecimento” e se mostraram muito interessados pela causa ambiental. O único problema para eles até então, é que não sabiam como ajudar.

Ao notar essa problemática, a professora resolveu partir para a ação, sua amiga Zilda a apresentou um projeto de cooperativa de uma cidade próxima, ao mesmo tempo ela já fazia o contato com a prefeitura de Itapecerica da Serra. Nesse momento tudo se alinhou, a prefeitura tem um projeto interno sobre gerenciamento de resíduos e atendeu de maneira pouco burocrática o pedido da professora. Logo a escola já contava com lixeiras para o descarte correto dos resíduos.

Agora é vez dos alunos!

A replicabilidade do assunto reciclagem e meio ambiente era o segundo desafio. Como passar para todos os alunos a importância da gestão do lixo?

A resposta foi simples, a conversa aconteceu entre os próprios adolescentes, de maneira que um grupo de alunos passou de sala em sala palestrando sobre a nova política de resíduos da escola.

Além disso, conhecer os trabalhadores da cooperativa fizeram os alunos entenderem que além da causa ambiental, o que eles chamavam de “lixo” é fonte de renda. E uma conversa com os catadores foi essêncial para a percepção de que existe toda uma economia na qual eles também estão inseridos.

Hoje os alunos do Lucia são tão engajados, que ao menor sinal de lixo no chão, eles mesmos retiram, limpam e fazem o descarte correto.

Muito além da escola

O campo aberto para diálogo com os alunos, provou mais uma vez para a professora, que esses jovens estão sim dispostos a mudar o mundo, só precisam ser direcionados e, essa é a função da escola na vida deles. Para além de aprender o que cai no vestibular, esses alunos passam por um processo de formação cidadã e estão claramente prontos e abertos a isso.

Inspirada por eles, a professora levou para casa o aprendizado, hoje separa o lixo e incentiva pessoas próximas a fazerem o mesmo. Depois de limpo e separado, ela leva esses resíduos para a escola, onde ela sabe que vai ter o manejo e destino corretos.

Foi assim que uma professora, com apoio da instituição de ensino e alunos , deu o primeiro passo para tornar essa escola pública de uma região periférica, referência para tantas outras escolas e comunidades!

Agradeço imensamente a escola EE Lucia Akemi Miya, a professora Olga e a Rosana, que me apresentou essa história tão inspiradora!

Texto escrito por Yara Oliveira 

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn