Turistar protegendo, preservando… conservando nosso Planeta Água.

Junho, mês que celebra o Meio Ambiente e os Oceanos, também comemora o Dia do Turista (13/06). A proximidade das datas por si só já poderia estabelecer uma conexão natural. Mas será que todos levam consciência e responsabilidade ambiental em suas bagagens? Sabemos – e compartilhamos – das delícias de turistar pelo Brasil e pelo mundo. A sensação de liberdade, romper com a rotina, descobrir novas culturas e desbravar novos lugares é maravilhosamente divertida. Mas isso só é possível quando nos lançamos por paisagens e destinos fascinantes. Quem escolhe passar as férias em um lixão?!

Celebrar o Dia do Turista é exaltar a capacidade que cada um de nós, cidadãos, temos de evoluir, nos adaptar e enaltecer mudanças capazes de minimizar nosso impacto ao meio ambiente. Se em casa não temos o hábito de trocar as toalhas diariamente, por que ainda tem gente que estranha e exige uma peça limpinha a cada banho no hotel? Nas férias, está liberado o uso desenfreado de água?

turismo ecológico

Quando se fala em geração de resíduos, aquelas voltas e mais voltas de plástico ao redor de cada bagagem antes do embarque provavelmente conseguiriam garantir muitas circum-navegações dessa embalagem descartável em todos os sentidos. Exemplos simples, que podem ser somados a outras ações supostamente rotineiras, como descartar corretamente os resíduos gerados. Afinal, a areia da praia não é lixeira nem aterro sanitário.

O que levamos em nossas bolsas e mochilas pode trazer o carimbo da sustentabilidade para nossos passaportes. Com três voltas ao mundo completas e uma quarta em andamento com a Voz dos Oceanos, Heloisa Schurmann é uma inspiração. Para onde quer que ela vá, está sempre acompanhada de adereços como canudos e talheres reutilizáveis que ocupam pouquíssimo espaço da sua bolsa. Com 40 anos de aventura, alguém acha que esse tipo de cuidado tornou a vida da velejadora menos divertida?

Para quem quer turistar com mais responsabilidade ambiental, a Voz dos Oceanos vem encontrando algumas iniciativas bem bacanas. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a tripulação esteve com a jornalista e ativista ambiental, Anna Flávia Lucena, idealizadora do Pipa Limpa, que estimula comportamentos e práticas mais sustentáveis. Entre as ações implantadas estão o kit “EcoTurista”, a construção de ecopontos para coleta de resíduos e um perfil no Instagram com dicas e informações que ajudam a preservar e conservar Pipa entre os cartões postais mais lindos do país.

ecoturismo

Como turistas é fundamental viajar com consciência e responsabilidade ambiental. De acordo com o Painel de Chegadas da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, no ano passado, 5,91 milhões de turistas estrangeiros estiveram no Brasil. Considerando esse universo de milhões de viajantes, imaginemos se cada um deles deixasse um vestígio de sua passagem no país!

Turistas mais conscientes tornam-se clientes mais exigentes… A expedição científica da Voz dos Oceanos é guiada por uma pesquisa que vai identificar a invasão de plástico em 20 cidades da costa brasileira. Do Sul ao Norte, a tripulação percorre cidades que têm suas praias como uma das principais atrações para moradores e turistas. Ao realizar um estudo com bivalves, como ostras e mexilhões, identificará também o impacto dos microplásticos na saúde alimentar.

ecoturismo

Naturalmente, essa jornada em nome da Ciência traz a bordo um olhar atento ao turismo e à gastronomia regionais mais sustentáveis. É viajar celebrando hotéis que substituíram as minis embalagens plásticas descartáveis de xampu e condicionador por frascos fixos abastecidos com refis dos produtos; bares que trocaram garrafas pet por água em lata; restaurantes que aboliram copos e canudos de uso único, e uma série de estabelecimentos que repensaram seus negócios e optaram por soluções que minimizem os impactos ao meio ambiente.

A gente não tira férias do planeta. Por isso, não tem como embarcar nas próximas aventuras desconsiderando os cuidados com o entorno. Seja um turista ambientalmente responsável.

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn