O que é, e como calcular a “pegada de carbono”?

A Pegada de Carbono é um método para calcular nosso impacto no meio ambiente através da geração de gases que se acumulam na atmosfera, nessa metodologia, esses gases são convertidos no equivalente ao carbono. 

Existem muitas maneiras diferentes de medir a pegada de carbono. Mas uma métrica comumente usada é o equivalente ao dióxido de carbono (CO2e). Esta medida tem em conta os gases com efeito estufa que contribuem para as alterações climáticas.  

Ao calcular o CO2e, podemos entender melhor como as operações e os produtos de uma organização impactam o meio ambiente. Também nos permite comparar o impacto ambiental de diferentes organizações. Infelizmente, muitas empresas ainda não dedicam tempo para calcular suas emissões, resultando na falta de dados abrangentes.  

No entanto, algumas empresas têm feito progressos significativos nesta área. Por exemplo, a Starbucks anunciou recentemente por sua conta do twitter e em seu site oficial, que medirá as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à sua cadeia de fornecimento de café. A empresa também planeja criar soluções baseadas no mercado para reduzir as emissões em toda a cadeia de suprimentos. Ao tomar essas medidas, a Starbucks espera que outras empresas sigam seu exemplo e tomem medidas para reduzir seu impacto no meio ambiente.  

Além de grandes empresas, nós, individualmente, também temos uma pegada de carbono. Através das nossas ações do dia a dia, desde a fumaça do carro até a compra no mercado. É claro que não se compara a pegadas de grandes indústrias, porém quando somadas 8 bilhões de pessoas no planeta e suas ações, temos um efeito grande no meio ambiente. 

Se você tem curiosidade de calcular sua pegada de carbono, existem algumas calculadoras online para isso, uma delas foi criada pela ong de proteção ao meio ambiente WWF, e para acessá-la é só clicar aqui. 

Quanto mais empresas e pessoas começarem a medir suas emissões, teremos uma ideia melhor de como as mudanças climáticas estão afetando o planeta e também de como podemos cobrar e mudar esses números. Assim podemos trabalhar juntos para encontrar uma solução. Então vamos espalhar a palavra! O primeiro passo é começar a falar sobre isso.  

Vamos divulgar nas redes sociais e compartilhar este artigo com seus amigos? 

Texto escrito por Yara Oliveira

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn