Glitter é plástico?

Difícil pensar em carnaval sem glitter, nos bloquinhos ele está por toda parte! Roupas, cabelos, maquiagens e até nas unhas. Mas do que é feito o glitter e o que o material representa para o meio ambiente?

De acordo com o Environmental Working Group, 95% de todo o glitter é feito de plástico. Isso significa que a maioria das coisas brilhantes que você vê em suas unhas e maquiagens contém pequenos pedaços de plástico. O microplástico, como é chamado, pode ser encontrado não só no glitter, mas também em milhares de produtos de consumo, incluindo creme dental, xampu e sabão em pó. Mas qual o resultado disso no meio ambiente?

O microplástico do glitter pode se espalhar enquanto você se movimenta no bloquinho, lava as mãos ou toma banho, como as partículas de plástico são extremamente pequenas, elas escapam ao tratamento de egoto, por exemplo. Podendo até mesmo acabar no oceano, onde é consumido por peixes e outras formas de vida marinha.

Um estudo recente descobriu que quase um terço dos oceanos do mundo contém poluição plástica. Isso é importante porque os detritos de plástico prejudicam o meio ambiente e ameaçam a saúde dos animais. Ele também representa uma ameaça à saúde humana, pois contém substâncias químicas nocivas que podem contaminar alimentos e água.

A maior parte do oxigênio que respiramos vem do mar, isso porque ele é produzido por alguns microorganismos que compõem o ecossistema marinho, como o plâncton. O microplástico acaba confundindo esses seres que se alimentam por engano do material, o que pode causa a morte deles. Além disso, essas pequenas partículas de plástico conseguem levar componentes químicos hidrofóbicos, que sem o apoio do plástico, não chegariam longe nos oceanos.

Mas não se preocupe, seu carnaval não precisa ficar sem o brilho do glitter, é possível fazer o produto em casa, e tem várias receitas ensinando isso, tanto de mica (uma espécie de rocha), quanto de gelatina! Além disso, algumas marcas brasileiras, como a Céu Momento, já produzem o bioglitter, o mesmo brilho porém zero plástico!

Agora é possível curtir o carnaval com todo o brilho, porém sem prejudicar o meio ambiente! E ai, vamos nessa?

Texto escrito por Yara Oliveira