O Papel dos Foliões na Preservação Ambiental

O carnaval é um período especial para boa parte dos brasileiros, mesmo que não seja feriado, o evento é importante para o país, levando milhões de pessoas às ruas, sambódromos e praias. A festa, que geralmente começa antes mesmo de sua data, é significativa para a economia local e nacional. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicados no dia 29 de janeiro deste ano, o carnaval deve injetar mais de 9 bilhões de reais na economia brasileira.

O crescimento econômico está diretamente ligado ao aumento do consumo, especialmente de alimentos e bebidas em embalagens descartáveis, o que contribui para o aumento da quantidade de resíduos gerados. Infelizmente, uma parcela significativa desses resíduos acaba sendo descartada de maneira inadequada em vias públicas.

Os efeitos negativos dessa prática são evidentes, indo desde a poluição ambiental até questões de saúde pública. O acúmulo de resíduos nas ruas pode atrair vetores de doenças e contribuir para o entupimento de sistemas de esgoto, além da poluição dos rios e oceanos. Para se ter uma noção da produção de resíduos nesse período, segundo matéria do Recicla Sampa, apenas durante o pré-carnaval, a prefeitura da cidade de São Paulo já recolheu cerca de 190 toneladas de resíduos nas ruas. Segundo a Prefeitura, a força-tarefa reuniu quase três mil profissionais de limpeza urbana.

Ainda que já existam em diversas cidades estratégias para recolhimento e reaproveitamento desses resíduos, é importante também que cada folião tenha responsabilidade sobre o seu lixo, e foque no descarte e consumo consciente durante as festas.

Para isso, seguem algumas dicas que podem fazer a diferença para o meio ambiente e não atrapalhar sua folia:

  • Use copos retornáveis: Existem diversos tipos de copos retornáveis que não incomodam, podem ser sanfonados, que quando reduzidos podem caber no bolso, ou ainda copos que possuem uma alça, permitindo pendurá-lo no pescoço. Assim você evita o uso de copos descartáveis.Tirante para Copo Eco + Porta Copo de Silicone - Promobrace
  • Leve sua garrafinha: É muito importante se manter hidratado no bloquinho, mas em vez de comprar as garrafinhas de água que serão descartadas logo depois do consumo, opte por uma garrafinha reutilizável, que além de evitar o descarte, também pode representar economia para você!
  • Opte pelo transporte público: Durante o carnaval, o transporte público de diversas cidades funcionará em horários alternativos, facilitando a ida e volta dos foliões. Além de representar redução na emissão de gases do efeito estufa, escolher o transporte público é também uma escolha segura para quem consumir bebidas alcoólicas durante a festa.
  • Escolha as latinhas: No Brasil, é possível reciclar 100% das latas de alumínio, por isso, ao escolher sua bebida, prefira as enlatadas. Assim, quando descartadas no lugar correto ou ainda entregues para catadores, além de serem recicladas, as latinhas podem também contribuir na renda local

     

    Seja você também a Voz dos Oceanos!

    Nos acompanhe nas redes sociais:

    Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn