O lixo gerado pela indústria cosmética e como reduzir no nosso dia a dia!

Segundo pesquisa do Statistics, a insdústria cosmética produz cerca de 120 bilhões de embalagens anualmente. Quando fazemos um zoom para nível individual, o site Mint calcula que se o consumindor usar uma unidade dos produtos básicos, como xampu, condicionador, sabonete e pasta de dentes por mês, no total essa pessoa vai descartar cerca de 500 embalagens em um ano. Mas o número pode ser ainda maior, já que segundo pesquisa Skin Core, uma mulher pode usar em média 16 produtos diferentes por mês.

A indústria da beleza e cuidados de higiene teve sua alta em 1920, pós Primeira Guerra Mundial, isso porque nos Estados Unidos havia uma necessidade de produtos de higiene para o controle de doenças. E foi ainda no século XX, com a popularização e baixo custo do plástico, que o material foi inserido na indústria. Substituindo produtos em barra, ou em embalagens de vidro mais luxuosas.

Com a pandemia e o tempo extra dentro de casa, a “rotina skin care” ocupou as redes sociais e diversos influenciadores passaram a dividir dicas para manter a pele saudável pelo tik tok, instagram, youtube, dentre outras redes. De acordo com novas necessidades, a indústria se adaptou e passou a produzir produtos que acompanhassem esses influenciadores e atingissem o grande público.

Na busca da redução de resíduos plásticos, conversamos com a maquiadora e esteticista Daniele Freitas Carloto, para alternativas saudáveis e seguras que podem se adaptar a essa nova rotina proliferada nas redes sociais.

Quando pensamos em opções sem embalagem, logo nos vêm as receitas caseiras, mas Daniele chama a atenção para vários riscos biológicos, químicos e de contaminação cruzada que podem ocorrer com receitas caseiras utilizando produtos perecíveis como Amido de Milho, Limão, “JAMAIS utilizem limão na pele, cabelos ou unhas.

Ainda assim ela nos passou algumas receitas caseiras simples, como o arroz bem triturado e leite, que é eficaz para o clareamento de manchas se utilizado de 2 a 3 vezes por semana. A máscara de argila e soro fisiológico que também são uma ótima opção para antioxidação, redução de linhas de expressão, entre outras utilidades dependendo de sua cor. (receitas ao final da matéria)

Já sobre os produtos industrializados, Daniele nos conta que muitos deles já têm sido pensados para que possam ser usados diretamente com as mãos, e claro que dentro das normas de higiene. Ela até apoia a prática, mas caso prefira existem ecopads, alguns feitos de fibra de bambu, que substituem o algodão e lenços umedecidos.

” O toque direto de pele com pele, no caso da massagem, estimula a revitalização celular e sinaliza ao cérebro o momento de auto cuidado, o toque é altamente prazeroso e aconchegante, psicologicamente e neurologicamente, reconforta e faz bem à autoestima.”

Em sua busca por materiais sustentáveis, como maquiadora, Daniele encontra alguns problemas entre sustentabilidade e segurança, cita como exemplo os pincéis de maquiagem com cabo de bambu que, conforme o uso, após algumas lavagens, começam a apresentar rachaduras no acabamento e as vezes até mesmo rachadura internas devido a absorção de água, além de também poder haver a proliferação de fungos e bactérias que quando em uso profissional, acabam por ser rapidamente descartados. Já o pincel de cabo plástico, apresenta maior durabilidade e segurança, pois não há material biológico que possa ser contaminado de alguma forma, no caso de uso profissional, principalmente, são utilizados por muitos anos e dificilmente são descartados com frequência, além de serem mais baratos.

O mesmo acontece com as cerdas, que quando de materiais orgânicos como algodão ou fibra de milho, também podem proliferar fungos e acabam tendo um rápido descarte. Enquanto os pincéis de fibra sintética podem durar vários anos, sem oferecer riscos.

“Obviamente depende muito do acabamento e qualidade do pincel de madeira, mas pincéis mais robustos em relação a qualidade e acabamento, costumam ser produtos com valores mais altos e não atendem a grande parte dos consumidores que buscam por preços mais populares.”

Já para quem gosta de reutilizar embalagens, fique atento se elas estão preparadas para refil, caso contrário elas podem apresentar microfissuras e poros que acabam “acumulando” substâncias e produtos. Mesmo que as embalagens sejam preparadas a receber produtos seguros para uso na pele, não é legal colocar algo químico novamente para que não se desestabilize ou contamine o novo produto, sua reutilização para fins que não sejam de produtos químicos é válida sim.

“No caso de produtos de maquiagem vencidos ou estragados de alguma forma, é ideal a doação à pessoas que fazem artesanatos, como por exemplo peças de biscuit, estes produtos podem ser utilizados por artesãos na pintura da massa e realização de detalhes na peça, não colocando ninguém em risco pelo seu uso e não indo para o lixo diretamente.”

Enfim, quando perguntada sobre as rotinas de skin care, hoje viralizadas na internet, a maquiadora e esteticista conta que não existe a necessidade de mais de 5 produtos para manter uma pele saudável. Sendo eles; para limpeza (sem segredo, o sabonete durante o banho ou quando lavar o rosto), para hidratação (um hidratante com sensorial que te agrade e que seja adequado ao seu tipo de pele) e para proteção, o bom e velho protetor solar!

Receitas caseiras

Modo de Preparo e Uso

Mascara de arroz e leite

Misture o leite na farinha de arroz aos poucos até se formar uma pasta de consistência de mingau.

Lave a pele com sabonete de sua preferência, enxágue e seque o rosto, em seguida aplique a mistura em toda região e deixe agir por cerca de 10 minutos, após o tempo de pausa umedeça e o rosto e SUAVEMENTE massageie a pele, promovendo uma esfoliação leve naquela região, enxágue bem em seguida, hidrate a região e, se for o caso, aplique protetor solar.

Repita esse processo de 2 a 3 vezes na semana em regiões específicas que contenham manchas como: rosto, axilas e virilha.

Prepare a mistura apenas na quantidade que for utilizar no momento, caso sobre mistura, descarte.

Esse preparo não irá fazer milagres na pele, mas irá auxiliar na recuperação pigmentar daquela região, o uso de produtos adequados e específicos para clareamento não sã dispensáveis e devem ser corretamente orientados.

Máscara de Argila

– Argila da cor de preferência

– Água Mineral ou Soro Fisiológico

Modo de Preparo e Uso

Faça a mistura adequada para o uso específico do momento, pois não é possível armazenar.

Misture uma quantidade de argila e água, preferencialmente em temperatura ambiente para fria (evitar água muito gelada), até se formar uma pasta mole, aplique no rosto previamente lavado com sabonete de sua preferência e deixar agir por 15 a 20 minutos, sempre borrifando água para que ela não seque na pele. Após o tempo de pausa, enxágue o rosto e SUAVEMENTE massageie a pele com a argila promovendo uma leve esfoliação. Retire bem a argila do rosto, hidrate e, se for o caso, aplique protetor solar.

As cores das argilas influenciam diretamente em sua ação, todas tem o benefício de estimular a circulação da pele e a promovem a esfoliação física leve.

 

Texto escrito por Yara Oliveira