Do esporte à sustentabilidade

 No domingo ensolarado deste 24 de setembro, o céu azul da Praia do Cumbuco, no Ceará, ganhou um colorido espetacular: mais de 1 mil kitesurfistas deram um show na KiteParade. Desse total, 609 esportistas somaram – até então – um percurso acima de 81 mil quilômetros velejados, garantindo, pela terceira vez, a conquista do Guinness World Records. 

Foto: reprodução Instagram

O evento faz parte de uma grande ação, unindo atletas de 34 nacionalidades com idades entre 5 anos e 84 anos, que, entre 25 de agosto e 24 de setembro, velejaram por 14 países em defesa de um oceano livre de resíduos. A meta inicial – superada com folga – era somar 44 mil quilômetros percorridos, provocando um segundo movimento: juntar empresas, cidadãos, instituições e governos para retirarem, até maio de 2024, 44 toneladas de lixo de ambientes costeiros.

 

A KiteParade de Cumbuco estava inserida numa ampla programação que unia arte, educação, esporte e sustentabilidade. Entre as atrações do K4tO Summit estava a nossa Voz dos Oceanos, que também subiu ao palco de Toni Garrido e participou de uma ação de limpeza na praia. O conjunto de ações na Praia do Cumbuco reforçam como a prática de esportes ao ar livre promove uma intensa conexão com o meio ambiente, levando naturalmente grandes atletas à defesa do nosso Planeta Água. 

Foto: divulgação Família Schurmann

“Aquaman” – Olhando a bordo do veleiro Kat, encontra-se um belo exemplo. Aos 7 anos, Wilhelm Schurmann embarcou com a família para navegar ao redor do mundo. Aos 10 anos, aprendeu a velejar de windsurfe. Aos 17, concluiu sua primeira circum-navegação e – apaixonado pelo esporte – tornou-se atleta profissional, se destacando no cenário nacional e internacional como um dos maiores nomes do windsurfe no Brasil e exterior. Wilhelm conquistou 5 vezes o campeonato mundial e mais de 180 medalhas e troféus nacionais e internacionais em mais de 200 campeonatos, participando de mais de 1 mil regatas. 

Em 2013, Wilhelm participou ativamente da construção do veleiro Kat. O “Aquaman” da Família Schurmann foi um dos protagonistas na criação de uma embarcação sustentável e segue trazendo inovações e melhorias constantes, que fazem do veleiro Kat um exemplo e inspiração de sustentabilidade no meio náutico. O campeão de windsurf também é um dos líderes e o capitão a bordo da Voz dos Oceanos – iniciativa que, em diversos momentos, tem se conectado com dezenas de outros atletas, protagonistas na defesa de um Planeta Água mais saudável.

Surfistas a bordo – Pouco antes da expedição Voz dos Oceanos zarpar, na Semana Mundial dos Oceanos de 2021, a iniciativa realizou lives com convidados especiais, entre eles, Chloé Calmon – indicada pela Corona. A conexão dela com o mar também começou bem cedo, aos 11 anos, quando passou a surfar. Rapidamente, consolidou-se no longboard, conquistando nos Jogos Pan-Americanos de 2019, no Peru, a medalha de ouro na categoria. No mesmo ano, faturou mais um título: campeã sul-americana da modalidade, em Maresias, no litoral norte de São Paulo. 

em Salvador, na Bahia, o papo foi a bordo do veleiro Kat! A convite de Kaiak, Ítalo Ferreira primeiro campeão olímpico da história do surf, entre outros títulos incríveis, navegou com a tripulação Voz dos Oceanos e ainda curtiu momentos de stand up paddle com Erika Ternex e Wilhelm Schurmann. Nas areias do Brasil e do exterior, ações de limpeza de praia vêm promovendo Educação Ambiental e sendo realizadas com instituições lideradas por surfistas como Simão Filippe, um “Operário da Natureza na ROUTE Institute”, André Comaru, empreendedor socioambiental à frente da Nossa Iracema, e outros parceiros incríveis que vêm fazendo a diferença de Norte a Sul do país.

E, para defender os oceanos, vale até se afastar do mar e mergulhar no centro do poder em Brasília. Recordista mundial de surf e sete vezes campeã mundial de Ondas Grandes, Maya Gabeira é uma das principais vozes da campanha Pare o Tsunami de Plástico – combater essa catástrofe precisa virar lei”, liderada pela Oceana em parceria com cerca de 70 entidades, incluindo a Voz dos Oceanos, favoráveis à aprovação do Projeto de Lei que “propõe soluções concretas para reverter essa inundação de plásticos. 

 

Em seu depoimento, Maya ressalta: “é muito assustador testemunhar o aumento do lixo plástico nos oceanos, em todo canto do planeta. Não temos mais tempo a perder. O Brasil tem um papel importante no cenário internacional e precisa escolher o lado da solução para esse problema: aprovar, com urgência, o PL 2524/2022. 

Texto escrito por: Alexandre Moreno

Seja você também a Voz dos Oceanos!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Tiktok | Facebook | YouTube | LinkedIn