Voice of the Oceans

A EXPEDIÇÃO

O QUE VAMOS FAZER

A principal iniciativa do nosso movimento é uma grande expedição pelos mares liderada pela Família Schurmann. Com o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente, o PNUMA, nossos velejadores vão registrar tudo o que eles avistarem pelos oceanos, incluindo algumas partes remotas do planeta.

 

A poluição plástica vai ser toda documentada. Com os dados coletados, vamos também identificar as possíveis soluções para a poluição marinha. Queremos mobilizar as autoridades, conscientizar o setor privado e educar a sociedade para preservar os oceanos, inspirar inovações e libertar os mares do plástico.

 

A expedição é também uma plataforma para cientistas, pesquisadores e ONGs. Eles são nossos convidados para embarcar com a Família Schurmann e realizar pesquisar in loco pelos mares e ilhas do mundo.

 

Queremos conscientizar e incentivar o maior número de pessoas para que mudem os hábitos de consumo e a relação com o plástico de uso único. Com a Voz dos Oceanos nós vamos promover a transformação em diversas frentes.

O QUE VAMOS FAZER

TRIPULAÇÃO


Vilfredo Schurmann
Capitão

Heloisa Schurmann
Pesquisadora

Wilhelm Schurmann
Skipper

Erika Ternex
Chef de cozinha

Carmina Reñones
Assistente de câmera

Alan Schvarsberg
Diretor de fotografia

Jeferson França
Criador de conteúdo digital

VELEIRO KAT

Uma das grandes estrelas da expedição, o Veleiro Kat foi construído em 2013 e batizado em homenagem a Kat Schurmann, que nos deixou em 2006.

 

Feito no Brasil, o barco tem 80 pés, equivalente a 23,96 metros de comprimento e 6,37 de largura. São seis cabines, duas salas, uma cozinha e três banheiros. Os grandes diferenciais, no entanto, estão nas inovações tecnológicas e soluções sustentáveis.

 

O Veleiro Kat possui uma quilha retrátil hidráulica que possibilita o barco a ficar a 2,20 metros ou 5,20 metros de profundidade. Isso permite que o veleiro tenha mobilidade mesmo em maré baixa, além de ter acesso a canais e outras áreas com calado menor.

 

A embarcação conta com três fontes de energia limpa: eólica, hidráulica e solar, que geram de 75% a 100% de próprio consumo. Tem ainda baterias de Lithium, geradores de baixo consumo e sistema de tratamento de esgoto com luz ultravioleta na fase final que devolve a água ao mar praticamente pura.

 

Todo o lixo produzido no veleiro é devidamente tratado. O orgânico é direcionado para uma composteira e há um compactador para o reciclável que diminui o volume desse lixo em 80%.

ROTA

A navegação passa por toda a costa brasileira, de Balneário Camboriú até Fernando de Noronha. Segue pelas ilhas do Caribe, a costa atlântica dos Estados Unidos e o arquipélago das Bermudas. Depois, volta para o Caribe, cruza o canal do Panamá, vai até Galápagos, segue pelo Oceano Pacífico Sul até a Polinésia e termina na Nova Zelândia.